top of page
  • Foto do escritor4° PRÊMIO E FÓRUM SÃO PAULO DE EMPREENDEDORISMO

STARTUP ‘ESPORTE EDUCA’ É A VENCEDORA DO 4º PRÊMIO E FÓRUM SÃO PAULO DE EMPREENDEDORISMO

Conectar esportistas a bolsas de estudos em universidades. Com essa premissa, a startup “Esporte Educa” se sagrou a grande vencedora do 4º Prêmio e Fórum São Paulo de Empreendedorismo, realizado pela Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS) nesta segunda-feira, 12 de setembro, na Câmara Municipal de São Paulo.

Fundada e dirigida por Ivan Ballesteros, a iniciativa campeã chega para solucionar um grande problema na educação brasileira. Segundo dados levantados pela empresa, hoje existem cerca de 30 milhões de jovens entre 15 e 29 anos que não estudam, enquanto há mais de 17 milhões de praticantes de esportes na mesma faixa etária. Porém, desse total de adeptos esportivos, 99% não se tornarão atletas profissionais para viver do esporte. E é aí que entra o trabalho da startup.

A ideia da plataforma é criar conexões esportivas para o mercado educacional, ou seja, trazer esportistas que desejam estudar para dentro do ambiente acadêmico. Para as instituições de ensino, isso significa receber novos alunos (atletas estudantes), ter uma renda incremental em cadeiras ociosas e ainda desenvolver ações de marketing. Para os bolsistas, isso trará qualificação profissional e economia de dinheiro, além de praticar a modalidade que ama e ter a oportunidade de obter emprego formal ou dentro do esporte.

MODELO DE NEGÓCIO

A “Esporte Educa” trabalha em duas frentes. A primeira tem a ver diretamente com as bolsas de estudo, focada no “Success Fee” na matrícula e na recorrência da retenção. A metodologia pode ser aplicada em faculdades, colégios, escolas de idiomas e cursos livres.

Já a versão Prime se trata de uma escola digital de atletas no modelo Streaming de Entretenimento, por meio do qual profissionais especializados ensinam atletas a vencerem no esporte e na vida.

NÚMEROS DA STARTUP

Desde sua fundação, em 2019, a “Esporte Educa” já distribuiu mais de R$ 4 milhões em descontos para esportistas, gerando cerca de R$ 3,5 milhões para as instituições de ensino. Nesse período, cerca de 1,5 mil atletas foram avaliados, 500 bolsas de estudos foram disponibilizadas para todos os tipos de ensino e 75 diplomas foram conquistados pelos alunos matriculados através da plataforma.

“O esporte pode mudar o mundo. A educação transforma as pessoas. A ‘Esporte Educa’ cria a união entre os dois”, diz o fundador e CEO, Ivan Ballesteros.

O PRÊMIO PARA A CAMPEÃ

Com a conquista do primeiro lugar, a startup receberá como prêmio a oportunidade de participar de dois dos maiores eventos internacionais no que diz respeito a Tecnologia e Esportes, a Gitex Global, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), e a ISPO, em Munique (Alemanha), respectivamente.

A premiação inclui as passagens aéreas de ida e volta, hospedagem nas duas cidades e a chance de apresentar o produto internacionalmente durante as feiras, com exposição em estande e a possibilidade de se conectar com empresas do mundo inteiro, com enorme perspectiva de grandes negócios e projeção empresarial.




O 4º PRÊMIO E FÓRUM

Idealizado com o objetivo de incentivar a inovação e o empreendedorismo dentro do universo associado à prática do esporte, como áreas da saúde, lazer e terceiro setor, o Prêmio e Fórum São Paulo de Empreendedorismo chega à sua quarta edição após o sucesso obtido nos anos de 2019, 2020 e 2021.

A classificação final, do primeiro ao sexto lugar:

1º lugar – Esporte Educa

2º lugar – Cyber Physics

3º lugar – Musii

4º lugar – Ride2Play

5º lugar – Portal do Esporte

6º lugar – Stadyo

Além da apresentação das 10 startups finalistas e coroação da grande vencedora, houve também palestras sobre “Investimentos em Empreendedorismo” e “Disponibilidades Governamentais”, com a participação de representantes de empresas e entidades como a ISPO, Apex-Brasil, Sebrae, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, ADE SAMPA e Igloo Networking.

Realizado pela Federação Nacional das Entidades do Terceiro Setor (FENATS), o evento de 2022 teve o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), ISPO Brandnew, Gitex Global, Confederação Nacional de Serviços (CNS), Associação Brasileira da Indústria do Esporte (ABRIESP), Federação Paulista de Esportes & Fitness (FPEFIT), Sindicato das Entidades de Administração do Desporto no Estado de São Paulo (SEADESP), Igloo Network, ACI Games, Recoma e Fitness Mais.

Acompanhe as redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/premioeforumsp

Instagram: https://www.instagram.com/premioforumspempreendedorismo/

Twitter: https://twitter.com/premioeforumsp

@fenats2022 @spsmdet @turismoprefsp @gov.mcti @ahkbrasil @adesampa @adesampaoficial @CNS-110160391602753 @abriesp @fpefit.oficial @igloo.network @recomaoficial @fitnessmais

bottom of page